Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A Responsabilidade do Sucesso


 Dâmocles era um cortesão bajulador na corte de Dionísio Primeiro de Siracusa, um tirano do século 4 antes de Cristo, na Sicília. Afirmava que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Então, Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele somente por um dia, para que ele também pudesse sentir o afável gosto de toda esta sorte.

Desta forma, à noite, um grandioso banquete fora realizado onde Dâmocles adorou ser servido como um rei e não se deu conta do que se passava por cima de si. Somente no final da refeição ele olhou para cima e viu uma enorme espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, exatamente em direção de sua cabeça.

Imediatamente perdeu todo o interesse pela excelente comida e pelas belíssimas mulheres ou eunucos que o rodeavam, e abdicou de seu lugar afirmando que não desejava mais ser tão afortunado.
 

A espada de Dâmocles é, portanto, uma alusão metafórica, muito usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente e para sempre devido a qualquer contingência ou dano iminente.

A verdade é que quem inveja o sucesso alheio, certamente desconhece as responsabilidades e mazelas que há em troca. Assim, cada um tem uma espada sobre sua cabeça. Mas a espada não deve ser assustadora nem intimidadora e, sim, uma boa advertência de que a fortuna conquistada se vai e o que realmente vale são as marcas que ganhamos em nossa existência, em contínua aprendizagem

 

By PerOnore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...