Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Quanto dinheiro você precisa levar para Portugal nos primeiros meses ?


 

QUANTO DINHEIRO DEVO LEVAR, VOCÊ PERGUNTA?

Muito bem, não existe uma resposta exata para essa pergunta, dado que cada pessoa tem um estilo de vida diferente, com gostos e gastos diferentes.

No entanto, sugiro você levar o dobro por cada mês que você vai ficar em Portugal.

Se você gasta mensalmente 700 EUR, multiplique x 2 meses = 1,400 euros.

30% dos Portugueses vivem com 600 EUR por mês.

Posso te falar que uma pessoa que vive uma vida tipo casa trabalho em Portugal vive tranquilamente com 700 EUR por mês ... sim dá para tomar um chopinho, comprar uma roupinha etc ... no entanto eu te pergunto: Com quanto você vive no Brasil? você vai gastar mais ou menos em Portugal?

Não existe limite para quanto você pode gastar em Portugal, por isso que eu falei logo no inicio do artigo, não existe uma resposta exata, veja o seguinte:

Qual o seu foco, qual o seu objetivo em Portugal?

Gastar o que você tem no Brasil? Poupar para um objetivo pessoal?

Essas respostas só você sabe, tem que colocar tudas as despesas na ponta do lápis e focar no seu objetivo pessoal... o ser humano se adapta a qualquer situação.

Você conhece o provérbio, mais vale prevenir do que remediar, aqui faz todo sentido, imagine que você recebe uma proposta de emprego enquanto está de férias :)

Você já pensou que só recebe seu salário 30 dias depois?

Obviamente que se você vai morar legalmente em Portugal já teve que provar no consulado que tem condições para se manter.

O ideal mesmo é que você aprenda a calcular os custos que terá no início. Para evitar sufoco e falta de planejamento, criei uma planilha simples que ajuda você a calcular todos os gastos mensais.

A planilha encontra-se disponível neste artigo para você baixar no seu computador.

É muito fácil o funcionamento da planilha: Você insere o valor em EUROS, e ela vai te dizer o valor em Reais.

O valor acima (700 EUR) é ilustrativo e pensado para uma pessoa.

Se viajar um casal, dividindo as mesmas despesas, a tendência é reduzir o custo por pessoa.

clique aqui para baixar planilha

 

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Como se comportar socialmente em Portugal (segredos do sucesso)


 

Vamos começar por analisar algumas diferenças entre Portugal e Brasil :)

1. Em Portugal existe muitos carros antigos. Carros não são vistos como artigos de luxo, mas sim meios de transporte. Os Portugueses regra geral ficam muito tempo com o mesmo carro. Se está em bom estado por que trocar de 5 em 5 anos?

2. Em Portugal a noção de distância é diferente do Brasil. Quando dizem que um local é muito longe, na verdade é ali do lado. No Brasil achamos tranquilo ir do Rio á São Paulo, enquanto que para eles passar mais de 1 hora dentro de um carro/ônibus é uma viagem.

3. Os Portugueses não “entendem”, “percebem”. Você não pergunta: “Entendeu?”. Pergunta: “Percebes?”.

4. Para os Portugueses, nós Brasileiros falamos Brasileiro.

5. Em Portugal usam o “tu” e conjugam o verbo certinho. O "você" é pouco usado e dependendo da ocasião pode ser considerado rude.

6. Os Portugueses costumam comer muitos doces no café da manhã, que se chama de “pequeno almoço”.

7. Em Portugal o leite é “gordo”, “meio gordo” ou “magro” e não “integral”, “semi desnatado” ou “desnatado”.

8. O almoço é composto por sopa, salada e o prato principal, depois a sobremesa e o cafezinho.

9. Os Portugueses acham engraçado algumas expressões brasileiras e são curiosos para conhecer as diferenças linguísticas.

10. Em Portugal os fumantes são fumadores, cara é “gajo” mina é “gaja”. Malta é pessoal ou galera. Crianças são “putos” ou “miúdos”. Rapariga é mulher, nada mais. Aeromoça é “Hospedeira”.

Estereótipos

Uma pesquisa realizada na Universidade de Coimbra sobre a imigração brasileira em Portugal revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e dos homens á falta de compromisso e á malandragem.

Acredito que isso tenha começado por causa da Embratur, que vendia o Brasil como um lugar de praias bonitas e mulheres sensuais.

Os homens são vistos como malandros, que fazem muito barulho e não cumprem compromissos.

Choque cultural

De acordo com o estudo, os brasileiros que emigram para o país não conhecem a cultura portuguesa e pensam que, devido à língua, Portugal é como o Brasil.

Tudo isto acontece devido ao ensino no Brasil, que manipula a História e acesso á informação sobre Portugal ... tudo de acordo com interesses políticos.

Nos últimos anos o perfil do imigrante brasileiro vem mudando muito (todas as classes sociais), o acesso á informação sobre Portugal chega no Brasil através da Internet e cada vez mais pessoas tem consciência das diferenças culturais.

Mais umas palavrinhas

Portugal e Brasil são muito diferentes. Temos prioridades, crenças, pensamentos e modos de viver diferentes.

Mesmo que alguns acham que o choque cultural é pequeno, cada pessoa tem um mundo interior diferente.

Morar em Portugal vai fazer você questionar o seu modo de viver, pensar e principalmente a forma que você analisa sua cultura e hábitos.

Você pode se transformar em uma pessoa mais aberta e curiosa em relação á pluralidade que é o ser humano.

Regra geral, os Portugueses são educados, não se deixe intimidar por estereótipos, seja você mesmo, seja um bom cidadão, respeite as leis, se insira socialmente, as pessoas vão respeitar sua inserção social e te tratar como cidadão Português mesmo que você ainda não seja.

 

 

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O que ficou pendente não descansa, leveda.


 

O que ficou pendente não descansa, leveda. O desprezo é ambiente propício para proliferar tribulações. Rupturas não esclarecidas deixam espaço para imaginar inverdades, e mesmo aquele que agiu certo, ao lado da razão, pode cair no consenso como ingrato ou traidor. Tenha postura de adulto para sentar-se e resolver o problema: uma pedra no assunto evita muitos outros. Então, que nada fique ao acaso; para que uma rixa não vire guerra, e não se tenha de prestar contas no futuro por aquilo que já pertence ao passado.

 

Via PerOnore 

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...