Proposta do Fórum da Pós Graduação
Matéria : Epistemologia do Trabalho Docente
Professora Ms. Gabriela Maffei
"Há que se reconhecer o professor como sujeito de um
fazer e um saber. O professor como sujeito da prática pedagógica, que
centraliza a elaboração crítica (ou a-crítica) do saber na escola, que
mediatiza a relação do aluno com o sistema social, que executa um trabalho
prático permeado por significações — ainda que concretizado numa rotina
fragmentada.
Sujeito de um fazer docente que precisa ser respeitado em
sua experiência e inteligência, em suas angústias e em seus questionamentos, e
compreendido em seus estereótipos e preconceitos. Sujeito que deve ser
reconhecido como desempenhando papel central em qualquer tentativa viável de
revitalizar a escola (pública), pois se é sujeito, é capaz de transformar a
realidade em que vive."
Após a leitura desse trecho, articule as suas idéias e
desenvolva um comentário estabelecendo a relação com a lógica da racionalidade
técnica e com a práxis reflexiva, tal como nos aponta Nóvoa (1994).
Minha resposta
O aprendizado oferecido
por docentes aos alunos é algo que vai muito além do período de estudos no ambiente
escolar. Aquilo que é ensinado nas instituições, quando passado da maneira
correta, permanece durante toda a vida.
O bom professor é aquele
que facilita os estudos dos alunos, com um caminho direto da teoria para a
prática, que se faz desnecessário ao longo do tempo, ou seja, que ensina os
alunos a correrem atrás do conteúdo sozinhos.
Esse professore investe
seu tempo em uma formação continuada, sabe que o diploma de “docente” é só o
começo de uma longa jornada, Quanto mais aprender, mais poderá ensinar.
Sabe que o conhecimento
não é restrito a sala de aula, o bom professor é acessível e disposto a ajudar
os alunos, nesse quesito as redes sociais podem facilitar tanto a vida do
educando quanto a vida do educador.
Devem priorizar o progresso
a não a nota do aluno, e usa a avaliações aplicadas para melhorar sua didática em
sala de aula.
Bons professores ensinam
porque querem fazer a diferença, e não pelo salário. Ser professor pode ser a
profissão mais frustrante, mas também a mais recompensadora.