Translate

sábado, 24 de maio de 2014

A teoria da prática

Proposta do Fórum da Pós Graduação

Matéria : Epistemologia do Trabalho Docente

Professora Ms. Gabriela Maffei

"Há que se reconhecer o professor como sujeito de um fazer e um saber. O professor como sujeito da prática pedagógica, que centraliza a elaboração crítica (ou a-crítica) do saber na escola, que mediatiza a relação do aluno com o sistema social, que executa um trabalho prático permeado por significações — ainda que concretizado numa rotina fragmentada. 
Sujeito de um fazer docente que precisa ser respeitado em sua experiência e inteligência, em suas angústias e em seus questionamentos, e compreendido em seus estereótipos e preconceitos. Sujeito que deve ser reconhecido como desempenhando papel central em qualquer tentativa viável de revitalizar a escola (pública), pois se é sujeito, é capaz de transformar a realidade em que vive."

Após a leitura desse trecho, articule as suas idéias e desenvolva um comentário estabelecendo a relação com a lógica da racionalidade técnica e com a práxis reflexiva, tal como nos aponta Nóvoa (1994).



Minha resposta

O aprendizado oferecido por docentes aos alunos é algo que vai muito além do período de estudos no ambiente escolar. Aquilo que é ensinado nas instituições, quando passado da maneira correta, permanece durante toda a vida.

O bom professor é aquele que facilita os estudos dos alunos, com um caminho direto da teoria para a prática, que se faz desnecessário ao longo do tempo, ou seja, que ensina os alunos a correrem atrás do conteúdo sozinhos.

Esse professore investe seu tempo em uma formação continuada, sabe que o diploma de “docente” é só o começo de uma longa jornada, Quanto mais aprender, mais poderá ensinar.

Sabe que o conhecimento não é restrito a sala de aula, o bom professor é acessível e disposto a ajudar os alunos, nesse quesito as redes sociais podem facilitar tanto a vida do educando quanto a vida do educador.
Devem priorizar o progresso a não a nota do aluno, e usa a avaliações aplicadas para melhorar sua didática em sala de aula.

Bons professores ensinam porque querem fazer a diferença, e não pelo salário. Ser professor pode ser a profissão mais frustrante, mas também a mais recompensadora.

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...