Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Refugie-se na sabedoria


 

“Por que você está procurando por problemas que, talvez, possam vir a seu encontro, mas que, de fato, podem não chegar a seu caminho? Quero dizer incêndios, edifícios caindo e outros acidentes do tipo que são meros eventos, e não tramas contra nós. Em vez disso, fique atento e evite os problemas que seguem nossos passos e estendem a mão contra nós. Os acidentes, embora possam ser sérios, são poucos – como naufragar ou a colisão de uma carruagem; mas é do próximo que vem o perigo cotidiano de um homem. Equipe-se contra isso; vigie isso com um olho atento. Não há nenhum mal mais frequente, nenhum mal mais persistente, nenhum mal mais insinuante.
Mesmo a tempestade, antes de se iniciar, dá um aviso; casas trincam antes de caírem; e a fumaça é o precursor do fogo. Mas o dano pelo homem é instantâneo, e de quanto mais próximo ele vem mais cuidadosamente está escondido. Você está errado em confiar na fisionomia daqueles que encontra. Eles têm o aspecto de homens, mas almas de bestas; a única diferença é que os animais lhe causam dano ao primeiro encontro; aqueles que passaram por eles não são perseguidos. Pois nada os incita a causar dano, exceto quando a necessidade os obriga: é a fome ou medo que os obriga a lutar. Mas o homem se delicia em arruinar o homem.
Você deve, no entanto, refletir o perigo que você corre na mão do homem, para que você possa deduzir qual é o dever do homem. Tente, nas suas relações com os outros, não prejudicar, para que não seja prejudicado. Você deve se alegrar com todos em suas alegrias e simpatizar com todos em seus problemas, lembrando o que deve oferecer e o que deve reter.
E o que você pode alcançar vivendo uma vida dessas? Não necessariamente a imunidade contra danos, mas pelo menos liberdade de engano.
Dessa forma, no entanto, quando for capaz, refugie-se na sabedoria: ela irá cuida-lo em seu seio, e em seu santuário você estará seguro, ou, pelo menos, mais seguro do que antes.
As pessoas colidem apenas quando viajam pelo mesmo caminho.
Mas essa mesma sabedoria nunca deve ser alardeada por você; pois a sabedoria quando empregada com insolência e arrogância tem sido perigosa para muitos. Deixe-a retirar suas falhas, em vez de ajudá-lo a criticar as falhas dos outros. Não deixe que ela se afaste dos costumes da humanidade, nem faça com que ela condene o que ela mesma não faz. Um homem pode ser sábio sem alarde e sem provocar inimizade."

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

12 hábitos para 2023


 

 0:00 Intro
0:43 Escrever;
1:33 Organização Financeira;
2:14 Diminuir Redes Sociais;
2:57 Parar de Carregar Sentimentos Negativos;
4:01 Praticar Exercício;
4:48 Passar tempo em silêncio para Reflexão;
5:50 Estudar uma língua;
6:29 Não Ver Notícias;
7:19 Pratique a Leitura;
7:48 Boa Alimentação;
8:32 Praticar uma Nova Habilidade;
9:10 Aproveitar as Pequenas Coisas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Não Evite a Guerra


 

Noite passada sonhei com um cão feroz entre mim e o caminho.
 
Ele se manteve com seu pelo de fuligem entre a vista que eu desejava provar.
 
Experimentei medo. Mas demonstrei coragem.
 
Ao invés de combatê-lo, ofereci pedaços de carne para que eu pudesse recuar sem confusão.
 
Escondi os tremores em astúcia. Ganhei tempo.
 
Quando o cão se distraiu, finalmente mostrei a verdade e me escondi, deixando a estrada…
 
De que vale uma coragem que serve ao medo, eu me pergunto. Deveria ter lutado.
 
Mas neste caminho já não porei os pés tão cedo, porque nele agora, deve haver cães.
 
[!] "Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar a uma guerra, mesmo porque dela não se foge, mas apenas se adia para desvantagem própria." —Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe".

 

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...