Translate

sábado, 26 de março de 2022

A necessidade move o mundo


 

"A necessidade move o mundo. Se você não tem nada que o faça ser extremamente necessário para o outro, ele o deixará de lado no primeiro obstáculo que se impuser entre vocês dois. Mas se você se tornar indispensável para o outro, se preencher as lacunas das deficiências e das fraquezas dele, desenvolverá enorme poder sobre ele e, na certa, poderá obter tudo o que quiser dessa pessoa. E quando aquilo que o outro tem a lhe oferecer em troca de seu trabalho não for mais o suficiente, sempre haverá alguém disposto a pagar mais por sua competência.
 
Portanto, encontre uma maneira de fazer dependentes de você aqueles que o mantêm onde você está. Entenda: na verdade, ninguém é insubstituível, mas você precisa fazer com que aqueles que dependem de você acreditem que você é.
 
Torne seu produto tão necessário na vida deles que, se você cogitar sair delas, eles não terão ninguém à altura para substituí-lo.
Sirva-os de tal modo que, caso você ameace a renunciar ao seu posto, tudo o que eles vejam diante de sua renúncia seja problemas, dificuldades e prejuízos.
Sua desistência, ou mesmo dispensa, deve representar um desastre ou até mesmo o fim de jogo para eles.
 
Quanto maior a dependência deles, maior será a sua liberdade.
 
Uma pergunta fundamental que você deve se fazer é: o que verdadeiramente me separa da maioria? 
 
Para obter poder, você precisa ter algo, alguma habilidade ou qualidade, que o separe da massa comum. Algo em que você seja tão incrível que, uma vez dispensado por um líder, sempre encontrará uma fila de outros líderes a sua espera.
 
Escolha uma atividade e se especialize nela. Torne-se o único capaz de fazer aquilo que você faz, de fornecer aquilo que você fornece e de dar aquilo que você dá, da forma como faz. Seja singular. Desenvolva em si mesmo um talento ou nível de criatividade difícil de substituir.
 
Não espere que aqueles que depende de você goste ou o admirem ou, até mesmo, lhe deva gratidão. Lembre-se que nesse tipo de relação, sentimentos de afeto e amizade não são muito importantes, porque eles facilmente serão abandonados por interesses mais palpáveis. É muito mais relevante fazer com que as pessoas tenham respeito por você e não queira nem mesmo cogitar perdê-lo por causa dos riscos que isso representaria para elas. Compreenda: em termos profissionais, é melhor que os outros dependam de você pela sua capacidade e pelo medo das consequências que perdê-lo representaria do que por amizade, simpatia, gratidão ou generosidade.
Tenha sempre em mente as grandes vantagens que existem em tornar-se indispensável dentro de uma empresa ou corporação. Uma vez que você consiga estabelecer uma relação na qual você se torne imprescindível aos olhos de seus superiores, mesmo estando num nível inferior, será você quem estará no controle. As rédeas do comando estarão em suas mãos. E, com sutileza e astúcia, você conseguirá do seu superior tudo o que precisar. Na realidade, você se tornará a pessoa poderosa que age na sombra, por trás do líder, aquele que realmente define as regras do jogo. E, neste caso, o poder estará com você, e não com seu superior. Por isso, nunca seja leviano nas suas relações.
Descubra um vácuo, um espaço essencial que esteja vazio e o preencha com sua competência. E, aos poucos, firme sua posição, construa a influência que, com o tempo, o tornará imprescindível. Assegure-se de que você seja indispensável. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, aparecerá alguém melhor do que você, com qualidades superiores às suas e você será rebaixado do seu posto ou, se preciso, dispensado sem qualquer hesitação."
 
(Jacob Petry no livro, "Poder & Manipulação").
 

 

quinta-feira, 24 de março de 2022

LEI 17 MANTENHA OS OUTROS EM UM ESTADO LATENTE DE TERROR

  Os homens são criaturas de hábitos com uma necessidade insaciável de ver familiaridade nos atos alheios. A sua previsibilidade lhes dá um senso de controle. Vire a mesa: seja deliberadamente imprevisível. O comportamento que parece incoerente ou absurdo os manterá desorientados, e eles vão ficar exaustos tentando explicar seus movimentos. Levada ao extremo, esta estratégia pode intimidar e aterrorizar.

 


 

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...