Translate

sábado, 23 de janeiro de 2021

Homenagem em Anime ao Ayrton Senna

 
 
Capeta” é o apelido de Kappeita Taira, um menino de dez anos cujo pai trabalha em um autódromo. Percebendo que o menino é fã de corridas e sonha em ser um piloto de Fórmula 1 (suspeitamos que este padrão tenha a ver com a admiração dos japoneses por Ayrton Senna), o pai de Kappeita lhe consegue umas voltas em um kart (construído por ele mesmo para o filho) e descobre que o garoto é extremamente talentoso.
 
 A série teve 52 episódios, exibidos entre 2005 e 2006 e divididos em duas fases, acompanhando a evolução de Capeta em sua carreira. O mais bacana é que, além de inúmeras referências à história da Fórmula 1, Capeta conta com diversas homenagens a Initial D, que o criador Masahito Soda cita como uma de suas grandes inspirações

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Mulheres da Sicília


 

Na Sicília, diferente de outras províncias da Itália, desde os séculos passados, as mulheres são criadas sob as mesmas condições familiares que os homens.

  Isto é, una ragazza, no âmago de sua "famiglia", possui os mesmos deveres e direitos que seus irmãos. Inclusive, toda proteção paterna e fraterna é voltada para elas.

 Era muito comum que tanto os rapazes quantos as moças trabalhassem em plantações de uva, oliva e figos na zona rural ou em indústrias, nas zonas urbanas. Ambos para ajudarem em casa.

 Neste sentido, as viúvas sicilianas são as que mais conseguem conviver com a falta de seus maridos, pois nunca foram criadas para dependerem exclusivamente deles. São doutrinadas, desde cedo, a aprenderem a produzir, administrar e vender, bem como são influenciadas a estudarem e priorizarem suas carreiras.

 Os casamentos são encarados como uma sociedade e não como uma relação de servidão.

 Há um brocardo italiano que diz que as mulheres sicilianas são mais perigosas que uma arma. Tal provérbio se dá justamente pelas mulheres sicilianas serem mais convictas de suas vontades e liberdades que as outras mulheres italianas, personalidade que assustava os homens do norte – um homem que pensa assim è un buccaiòlo.

 Além disto, era muito comum na Sicília, não apenas no submundo, que um pai matasse o genro - ou ordenasse uma surra a ele – caso ocorresse algum episódio de maus tratos físicos em face da filha. Como dizem aqui: "ai daquele que tocar no fio de cabelo de uma siciliana cujo pai ainda é vivo".

 De forma geral, a casa da chamada ''prima famiglia'' estava sempre aberta para a filha que, após casar, tivesse problemas com um marido alcoólatra, agressivo ou que a subjugasse com mãos de ferro cerceando sua liberdade.

 Diante de uma rígida proteção familiar, que não cessava sequer após o casamento, as mulheres eram - e ainda são nas regiões mais tradicionais da Sicília - amparadas por leis ortodoxas da "malavita", que são mais eficientes que qualquer proteção estatal.

 Por este motivo, os homens fracos do Norte Italiano dizem que as mulheres da Sicília são perigosas.

 Nonno mio, ad esempio, era um tradicional siciliano da Catânia, que inclusive viveu a segunda grande guerra ,  mesmo tendo seus conceitos extremamente ríspidos e conservadores, jamais o vi alterar a voz para com Nonna mia, nunca o vi sob efeito exagerado do álcool, de forma alguma o vi cercear a liberdade de sua esposa.

 Ao contrário, ele admirava muito ter uma companheira de fibra e que, assim como ele, gerenciava as plantações de uva e a produção do vinhedo com maestria.

 Assim  Nonna mia, diante de inúmeros lavradores homens da propriedade, andava ao meio deles a fiscalizar e administrar cada nuance. Ela impunha e exigia respeito de cada um. resolvia problemas e desavenças entre os lavradores e moedores do vinhedo. Era tipicamente una donna siciliana!

 

 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

LEI 3 OCULTE AS SUAS INTENÇÕES- Áudio Livro 48 leis do Poder


 

Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro, jamais revelando o propósito de seus atos. Não sabendo o que você pretende, não podem preparar uma defesa. Leve-as pelo caminho errado até bem longe, envolva-as em bastante fumaça e, quando elas perceberem as suas intenções, será tarde demais.  


 

Clique aqui para baixar o áudio em MP3

Clique aqui para baixar o livro em PDF

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...