Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Respeito

 

Alguém seleciona bem as palavras antes de falar com o próprio chefe. Confere se está apresentável diante do espelho. E no momento em que é ouvida, preserva-se alerta para não esbarrar em descortesia no tema corrente.

"Ora, mas isso não significa que essa pessoa tenha respeito pelo chefe", alguém deve dizer. E é verdade, entre o ''temido'' e o ''amado'', talvez o suposto chefe tenha conseguido fincar no coração desta pessoa a bandeira da primeira opção — o que também não quer dizer que tal personagem não estime valor àquela autoridade ou ao espaço em que ela se enraíza.

Repara-se assim, e voltamos agora mais aclarados ao início, que uma pessoa que se dispôs a falhar com você, em nenhum momento deu juízo às consequências que poderia sofrer: ou porque os limites não foram bem especificados, e ela não pôde temê-los; ou porque é indiferente à sua participação na vida dela e, portanto, não o valoriza.

Em suma, uma pessoa que não pode se permitir errar, revisará suas atitudes para que nem mesmo ocorra ambiguidades no trato. Geralmente não por recear o castigo do afastamento, mas porque a mera possibilidade de prejudicar aquele que ela valoriza parece-lhe insuportável.

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...