Translate

quarta-feira, 3 de março de 2021

AS 48 LEIS DO PODER | Robert Greene | Resumo animado do livro

Todo engano será culpa sua.

 


Sempre tive uma concepção dividida sobre essa frase. Até porque a percepção primária sobre um indivíduo pode ser determinada pela anteface que este escolheu para se apresentar.


Mas ao reler recentemente a obra “Meditações” de Marco Aurélio, pude fixar minha atenção em um trecho que acabou ficando no fundo do meu esquecimento, e que agora presente, trago à superfície para que juntos possamos analisá-lo.


“Do mesmo modo que se concebe a ideia do que são carnes e alimentos deste tipo dizendo, por exemplo, este é o cadáver de um peixe, aquele é o cadáver de uma ave, ou de um porco; e, por outro lado, referindo-se ao Falerno (vinho famoso da região de Falerno) como o mísero suco de um bago de uva; que a toga pretexta (vestimenta exclusiva da classe social superior de Roma) é pelo de ovelha umedecido com sangue de um molusco; e referindo-se à relação sexual como a fricção de uma pequena víscera, e à ejaculação a excreção de um bocado de muco acompanhado de certo espasmo, deves conceber o que se segue: conforme o exemplo dessas ideias, que atingem as coisas que lhes são pertinentes, penetram-nas e fazem ver aquilo que são, deves agir no desenrolar da totalidade de tua vida; e sempre que as coisas se mostrarem a ti demasiado merecedoras de confiança, põe essas coisas a nu, conscientiza a ti do escasso valor que têm e despoja-as da história que as envolve e que as torna dignas de tanto respeito. Com efeito, essa fumaça de respeitabilidade é terrivelmente enganadora; e é quando julgas estar dedicando o máximo de atenção às coisas sérias que se aproxima para te enfeitiçar ao máximo.”



Nossa percepção é a todo instante refém dos fingimentos. E o que alavanca a dissimulação é o interesse de pastorear essas impressões para o extremo mais conveniente.


É por isso que as pessoas que conhecemos deixam de ser as mesmas do primeiro instante. Ninguém sustenta uma máscara por muito tempo, mas indubitavelmente, toda máscara é mantida por mais tempo do que deveria graças a nossa expectativa.

A expectação é a própria dissimulação em nós. Projetamos nas coisas o que desejamos que elas sejam, e muitas vezes até livre do fingimento alheio, somos vítimas da ilusão que secretamente tecemos.

Portanto, tudo pode ser maior ou menor, pior ou melhor do que nossa visão determinante julga ser. Isto é, as relações, vícios, impressões e virtudes, não devem ser consideradas honestas, insuperáveis, cordiais e indestrutíveis até que as desmontemos em sua forma de origem, longe do que nos é conveniente.

Você pode estar enfrentando algo menor e se relacionando com algo muito maior do que imagina — mas o contrário também é uma hipótese, e se você não se propor a descobrir, todo engano será culpa sua.

 https://www.instagram.com/peronore/

segunda-feira, 1 de março de 2021

LEI 9 VENÇA POR SUAS ATITUDES, NÃO DISCUTA

 

 

Qualquer triunfo momentâneo que você tenha alcançado discutindo é na verdade uma vitória de Pirro: o ressentimento e a má vontade que você desperta são mais fortes e permanentes do que qualquer mudança momentânea de opinião. É muito mais eficaz fazer os outros concordarem com você por suas atitudes, sem dizer uma palavra. Demonstre, não explique.

 

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...