Translate

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Não importa o que suceda, está ao meu alcance tirar proveito disso


 

As 7 chaves de Epicteto, escravo liberto e filósofo, para você governar a si mesmo com sabedoria.

 

🗝1. É tudo um teste.

"O pouco azeite de que dispunhas derramou, teu escasso vinho foi furtado: diz a ti que ‘é esse o preço de venda da serenidade, o preço de venda da tranquilidade da alma’. Nada é oferecido que não resulte num preço.”

 

🗝2. Títulos são enganosos.

"Se queres progredir, resigna-te a parecer externamente um insensato e um estúpido, e nem queiras ostentar que possuis qualquer conhecimento; e se gozares de alguma boa reputação, desconfia dela...”

 

🗝3. Seja a tua exigência.

“Não te digas sábio nunca, nem fales em máximas na presença de ignorantes, mas age de acordo com essas máximas. Assim, num banquete, não ensines como é preciso comer, mas come de maneira conveniente."

 

🗝4. Vença os inimigos.

"Lembra que não é aquele que te insulta ou aquele que te agride os agentes da violência, mas sim a tua opinião de que eles são violentos contigo. Por conseguinte, quando alguém te provoca, saiba que foi tua própria opinião a responsável pela provocação. Assim, empenha-te em primeiro lugar em não ser levado pela ideia e a impressão que tiveste; com efeito, uma vez que ganhes tempo e um prazo para refletires, será com maior facilidade que te tornarás o senhor de ti mesmo."

 

*    5. Mate os desejos.

*     

"Quando apreenderes pela inteligência uma ideia de algum prazer, guarda-te, como no caso de outras ideias, para não seres levado por ela; aguarda algum tempo em relação à coisa, permitindo-te alguma demora. Na sequência, pensa em ambos os períodos de tempo, o momento em que gozarás o prazer e o momento posterior, uma vez findo o gozo, no qual, mudando de opinião, te arrependerás e te condenarás; e opõe a esses dois momentos o quanto experimentarás de alegria e autoaprovação se abrires mão disso. Entretanto, caso surja uma ocasião propícia para partires para a ação, acautela-te para não seres vencido por sua doçura, por ser agradável e por sua sedução; opõe a isso o pensamento de quão preferível é estar consciente de que conquistaste uma vitória nessa situação."

 

🔑6. Seja firme e resoluto.

"Quando ages após haveres decidido que deves agir, nunca te esquives na tentativa de ocultar dos olhos alheios a tua ação, ainda que a maioria das pessoas venha provavelmente a considerar desfavoravelmente a tua ação. Mas se efetivamente o que fazes não é correto esquiva-te da própria ação; se, porém, é correto, por que temer aqueles que não estão corretos na sua reprovação?"

🔑7. Exija o máximo do soberano.

"Postura e caráter da pessoa vulgar: jamais espera um benefício ou um dano de si mesmo, mas sim de fonte externa.

Postura e caráter do sábio: ele espera todo benefício e dano de si mesmo.

Sinais do indivíduo que progride: não censura ninguém, não elogia ninguém, não culpa ninguém, não acusa ninguém, nada diz de si mesmo como alguém que é alguma coisa ou sabe alguma coisa.

Quando é barrado ou tolhido, dirige a acusação a si mesmo. Quando é elogiado, ele ri consigo mesmo da pessoa que o elogia; diante de uma censura, não se defende.

Ele circula como os enfermos, tomando precaução para não abalar aquilo de que está se recuperando até que adquira firmeza. Eliminou de si todo desejo; transferiu aquilo que se trata de evitar exclusivamente para aquelas coisas contrárias à natureza que estão subordinadas a nós. Em tudo se serve de um impulso destituído de tensão. Se é tido como tolo ou ignorante, não dá importância a isso.

Em síntese, ele vigia a si mesmo como um inimigo traiçoeiro.”

“Não importa o que suceda, está ao meu alcance tirar proveito disso”

 

 

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...