Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A Conspiração da Lâmpada - Obsolescência Programada - Dublado

 


Houve um tempo em que bens de consumo eram feitos para durar. Em 1920, um grupo de empresários percebeu que quanto mais seus produtos durassem, menos eles lucravam, decidindo então reduzir a vida útil dos produtos para aumentar as vendas.

 

O espanhol Marcos está usando seu computador e decide imprimir mais um documento. De repente, sua impressora pára de funcionar sem nenhum motivo aparente. Ele então se dirige para a assistência mais próxima e ouve que é mais fácil e mais barato comprar uma máquina nova do que consertar a antiga. Essa história te parece familiar? É porque você também é uma vítima da obsolescência programada.

 

No caso do filme da espanhola Cosima Dannoritzer, Marcos acaba descobrindo que sua impressora não está quebrada, e sim que seu fabricante introduziu um micro chip para que ela travasse ao completar um número alto de impressões. Assim, o consumidor é obrigado a trocar a mercadoria antiga por uma nova.

Por meio de investigações, a cineasta espanhola descobriu que o assunto não só existia como foi discutido abertamente por muitos empresários e comerciantes ao longo dos anos. O filme acaba por abordar o assunto num aspecto histórico, contanto uma série de fatos curiosos, como a invenção de uma fibra completamente resistente para meias-calças que nunca foi posta em circulação e iPods com baterias projetadas para ter vida útil de 18 meses.

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...