Translate

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Plano Ano Novo



Não sou um grande fã de resoluções de ano novo, essas metas vazias que as pessoas fazem como se a virada do ano resolvesse todos os problemas.

Toda intenção precisa de uma ação para dar certo, ou seja, você precisa pensar e agir de acordo com o seu pensamento.

Mas porque estou escrevendo isso?

Perguntaram-me o que eu fiz para mudar tanto, se referindo ao meu modo de agir e ao peso que perdi no ano de 2011.

Lá em janeiro de 2011 eu não fiz uma lista das coisas que podia mudar, fiz um balanço da minha vida e vi que tinha vários pontos que necessitavam de melhorias.

Hoje tenho um olhar mais sereno sobre a vida, estou 17 quilos mais magro, meu poder de concentração e decisão aumentaram consideravelmente e estou muito feliz.

Não é uma regra, é algo que funcionou comigo e pode não funcionar para outra pessoa. Mas o que Você perde por tentar algo diferente? E o que pode ganhar?

No entanto, fique atento porque o essencial é dar um passo além, saindo do terreno das intenções e entrando no dos planos.

Passo 1: Faça um balanço
Autoanálise sincera é tudo! Tire um tempo para você fazer uma reflexão da sua vida e veja os pontos que você quer e deve mudar. Pode acontecer de você se achar pior do que realmente é. Não se assuste; isso já é esperado. Anote tudo em um papel.

Passo 2: Menos objetivos
Não é razoável imaginar que você conseguirá mudar vários pontos da sua vida de uma vez só, em um único ano. Escolha bem, escolha poucos, e leve a sério.

Passo 3: Metas com Clareza
Defina seus objetivos na forma de metas alcançáveis e mensuráveis. Alguns exemplos : praticar esportes 3x por semana durante 8 meses; estudar 6h por semana; economizar 8% do salário todos os meses para comprar um carro, ou o que quer que seja. Mas defina com clareza!

Passo 4: Plano de ação
Metas e planos de ação nascem juntos. E nesse caso o plano pode tomar a forma de uma lista simples de atividades que conduzirão ao objetivo desejado: se a meta é perder 6kg e não recuperá-los, as ações podem incluir itens como parar de tomar refrigerante, tomar café da manhã reforçado e jantar menos, caminhar 60min 4 vezes por semana, parar de fazer “refeições” em lanchonetes, etc.

Passo 5: Tenha Paciência
Se você fez o balanço no passo 1, notou um monte de coisas que tem que melhorar? Tenha paciência. As coisas levaram um tempo para chegar aonde chegaram e vão levar um tempo para mudar.  Mudanças radicais também podem ser atingidas em passos pequenos. Se puder, defina seu plano de ação pensando grande, mas começando pequeno – nenhum sedentário começa a correr fazendo 12km por dia. Seja gradual.

Passo 6: Arrume um calendário
Acompanhe a execução de olho no calendário. Você pode definir em qual mês irá realizar determinadas atividades do seu plano. Por exemplo: se o objetivo é aprender inglês básico para viajar no final do ano que vem, e se março chegar e você ainda não tiver se matriculado em um curso, já vai dar para saber que a coisa não está indo bem. Se a intenção é perder peso, você pode quantificar metas (realistas!) para cada mês. Mas não quantifique apenas o efeito (a perda de peso), e sim os processos (número de horas de caminhada semanais, etc).

Passo 7: Comece já
Após definir seu plano, registre-o detalhadamente. Isso será um contrato de você consigo mesmo, assinado com sangue, comece imediatamente a segui-lo. Esperar o fim das férias ou o carnaval, dando a si mesmo algumas semanas para agir ao contrário do que você planeja, é simplesmente uma forma de se enganar.

Passo 8: Siga o plano
Projetos pessoais e definidos informalmente não têm grandes chances de sucesso se você não se esforçar para seguir o que planejou, ou para alcançar as metas que definiu. Cabe só a você!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012



Um blog para reunir minhas ações profissionais, meus pensamentos e minhas opiniões.

Um desafio, que estava aprisionado em mim há muito tempo e apesar do grande medo, sigo adiante e usurpo do conselho dado a Josué, um bom tempo atrás.

“ Não te dei ordem? Sê corajoso e forte. Não fiques assustado nem aterrorizado, pois Jeová, teu Deus, está contigo onde quer que andares.”
Josué 1:9

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...