Translate

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Comunicar é preciso




"Quem não se comunica, se trumbica"..!, Frase emblemática e absolutamente verdadeira do saudoso Chacrinha, que cada vez faz mais sentido na minha vida. E na qual foi base para elaborar a resposta a uma questão do meu curso de pós-graduação.


Questão


Nos últimos anos, as organizações despertaram para as modernizações da comunicação social e vêm promovendo mudanças de comportamento diante de seus públicos internos e externos. A qualidade de produtos e serviços ganhou investimentos estruturais e tecnológicos e a personalização do atendimento já é vista em muitas empresas. Embora ocorra toda essa mudança, para realizar uma comunicação efetiva com seus públicos, para consolidar sua imagem perante a mídia e a opinião pública e agir com responsabilidade social, as organizações têm que cultivar a cultura da comunicação. Diante dessa premissa, qual o papel mais importante desempenhado pela Assessoria de Comunicação em instituições que ainda não têm uma cultura de comunicação consolidada? Em seguida, com base em suas experiências e na leitura do material didático, aponte quais atributos deve reunir um profissional que atua na comunicação empresarial de uma instituição de ensino.


Resposta

A comunicação empresarial de uma instituição de ensino é realmente vantajosa, porque a divulgação do que a instituição considera importante, não é feita através da compra de espaço publicitário, e sim, através do interesse dos órgãos de comunicação em publicar o assunto, o profissional dever tem um mente uma comunicação personalizada, para cada um do seu público alvo, tais como funcionários, pais, alunos e outros atores internos ou externos.
Entre os diversos atributos que um bom profissional de comunicação deve ter podemos destacar, deve ser ético e transparente, tanto com a instituição de ensino quanto com a mídia deve estar sempre aberto à imprensa, nos momentos bons e ruins ter nítido que ele é apenas um mediador entre a organização e os veículos de comunicação, e não um porta voz o assessor de imprensa tem que saber analisar cenários futuros, ser extremamente ponderado, eclético e, impreterivelmente, ter um perfil conciliador. Versatilidade é uma das principais características.

Entre as suas diversas habilidades nota-se duas mais indispensáveis: A capacidade de ouvir, os agentes internos e externos da instituição, e o engajamento gestão da instituição de ensino, estando muito bem informado de todas as situações


Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...