Translate

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Não Evite a Guerra


 

Noite passada sonhei com um cão feroz entre mim e o caminho.
 
Ele se manteve com seu pelo de fuligem entre a vista que eu desejava provar.
 
Experimentei medo. Mas demonstrei coragem.
 
Ao invés de combatê-lo, ofereci pedaços de carne para que eu pudesse recuar sem confusão.
 
Escondi os tremores em astúcia. Ganhei tempo.
 
Quando o cão se distraiu, finalmente mostrei a verdade e me escondi, deixando a estrada…
 
De que vale uma coragem que serve ao medo, eu me pergunto. Deveria ter lutado.
 
Mas neste caminho já não porei os pés tão cedo, porque nele agora, deve haver cães.
 
[!] "Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar a uma guerra, mesmo porque dela não se foge, mas apenas se adia para desvantagem própria." —Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...