Translate

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Didática do Ensino Superior



Proposta do Fórum da Pós-Graduação

De acordo com a discussão proposta na unidade II –Didática: definições e conceitos –discuta: Que contribuições você espera da didática para a sua formação?


Resposta :

A didática é um dos principais fundamentos para o professor, pois se trata do estudo da arte do ensino. Devemos relacionar a teoria e prática, o atuar para sanar as necessidades pedagógicas dos alunos.

Há um conjunto de saberes pedagógicos que são essenciais para o exercício da profissão docente. É preciso que os professores construam pontes entre o significado do conteúdo curricular e aquele compreendido pelo educandos.

Para este desafio, é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível e aberta do conteúdo, ou seja, que estejam atentos para as dificuldades mais prováveis dos alunos perante os conteúdos, já que nas escolas fala-se exclusivamente do ensino dos conteúdos e não há uma ampla compreensão do que é educação e do que é aprender. 

Portanto a didática é um grande aliado na prática acadêmica, porém não somente em instituições de ensino como também em espaços corporativos, na gestão de pessoas e no gerenciamento de projetos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...