Translate

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Nada indevido.

 

 

 
 
Seja decidido, e que em suas intenções não haja cinismo. Eu o respeitarei bem mais se não tentar abrir uma porta que você mesmo bateu. É possível ter todas as coisas que se aspira, mas não tudo ao mesmo tempo; ganha-se de um lado, perde-se do outro. E a virtude que lhe peço é exatamente essa, peço-lhe que sustente a sua escolha, que não oscile entre o discurso e o ato, procurando minimizar o que já está evidente.
 
Como pode reunir-se com alguém que diz mal do teu amigo e esperar que a amizade continue a mesma? Como pode, pergunto eu, gastar em futilidades um dinheiro emprestado e ainda esperar ser socorrido outra vez? Entregar-se à indecência sem que se ulcere a confiança; doar-se ao adultério sem que se assassine o matrimônio, como é possível?
 
Ninguém ateia fogo à relva seca sem a intenção de transformá-la em cinzas. Você sabia o que poderia ser perdido, não seja inconsequente agora, não fuja disso. Assuma, e da minha parte você não terá outra coisa que não seja as suas consequências, nada indevido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...