Translate

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Estratégia da confiança


 

Comumente utilizada para a obtenção de confiança, essa estratégia pode ser operada de duas maneiras:

 1) Através da verdade:

 O emissor expõe um fato particular verdadeiro, porém não tão grave quanto ele diz ser.

 • Como ocorre: perguntando se pode confiar em você, é confidenciado um acontecimento que geralmente outras pessoas já até escutaram, ou, que não teria tanto problema assim caso houvesse um vazamento.

 2) Através da mentira:

 Com muito custo, o emissor confessa um episódio fictício e de grande peso através de um teatro de consequências.

 • Como ocorre: criando uma atmosfera de curiosidade e urgência, abre-se um questionamento moral que provoca a reputação ao indagar se você é apto ou não para ouvir o segredo. Após alguma demora, o confidente revela o episódio dramático com ares de recompensa; mas ainda sob fortes exigências de que você não deve contá-lo a ninguém.

 Independente de como são tramadas, as duas técnicas se afunilam na intenção de criar afinidade e retirar algo confidencial da vítima. O ato assemelha-se ao repasse da cédula falsa.

 Em suma, é como se você ficasse em posição de devedor e sentisse a necessidade de retribuir o gesto de confiança com uma confissão também. Nisso, ocorre a troca da informação inautêntica pela informação de valor, e apenas um lado sai ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...