Translate

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Seguindo o pensamento de Valente, pergunto: "e o Software Educativo, como ele auxilia a educação? Devemos pensá-lo como meio para adquirir conhecimentos? De que forma?"





Segundo Valente (1999) o enfoque da informática educativa não é o computador como objeto de estudo, mas como meio para adquirir conhecimentos.

O ensino pelo computador implica que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobrepraticamente qualquer domínio.

Seguindo o pensamento de Valente, pergunto: "e o Software Educativo, como ele auxilia a educação? Devemos pensá-lo como meio para adquirir conhecimentos? De que forma?"

Resposta

De fato quando muitos pensam em informática, já imaginam uma sala cheia de computadores de última geração pensando evidente do Hardware.

Porém esse mito está mudando gradativamente entre aqueles que trabalham com computadores de forma superficial.

E o software está sendo visto com novos olhos, e na área de educação não é diferente.

Um software educativo pode ajudar uma aluno na alfabetização, em estudo de matemática, a descobrir novos horizontes geográficos a e a viajar no tempo em história.

Infinitas possibilidades para inúmeros casos , o software deve ter a qualidade para ensinar, divertir e entreter o aluno, ajudando o professor em sala de aula.

E não apenas jogos educativos, que divertem ensinando, que na verdade é apenas mais um recurso educacional.

Podemos pensar em um programa em história onde o professor aleatoriamente distribui vários eventos sobre um mesmo tema como por exemplo a segunda guerra mundial e o software faz o sorteio do tema para os alunos pesquisarem

Em matemática um software que ajuda o aluno a entender o valor prático do que é aprendido, mostrando pequenos vídeos de como a equação que ele resolveu se aplica na prática. 

Se cada professor conhecer bem a sua matéria e o tiver o programa adequado nas mãos o conhecimento e o aprendizado virá de forma mais rápida, fácil e intuitiva. 

Basta um esforço para que os agentes educadores coloquem essas ideias em prática a aproveitem todo potencial que a tecnologia é capaz de proporcionar.

Assim talvez ousaremos mudar a pergunta de :

“Software Educativo, como ele auxilia a educação?”

Para

Porque ainda não trouxemos o Software Educativo para auxiliar na educação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...