Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Progredir


Há quase 10 anos trabalhando com softwares CAD, passando por desenho mecânico, técnico e arquitetônico.

Muitos profissionais, muitos projetos e muitos sonhos realizados, de porteira de fazenda a prédios, posto de saúde e hospital, cemitérios e inúmeras casas que nunca passaram de 69,99m².


Além das aulas muitas aulas que lecionei de CAD, assinando mais de 200 diplomas nesses anos todos de cursos básico a avançados, regulares e intensivos, curiosos, estudantes, engenheiros, arquitetos todos curiosos com a famosa telinha preta.

No entanto tanto tempo nessa relação de amor e ódio com o AutoCad, passando pelo 3d e junto com o 3D Studio MAX e o Google SketchUp e sempre voltando ao AutoCad.

Toda e qualquer mudança feita na maquete, tem que ir e alterar a planta baixa, uma coisa aparentemente simples, como trocar uma porta de lugar, pode virar horas de trabalho e redernização.

Já tinha utilizado o ADT - AutoCAD Architecture por fim volta e meia, voltava a usar o AutoCad pela facilidade, familiaridade e a dificuldade de encontrar repostas satisfatórias em fóruns até a literatura é complicada ficando a cargo de apenas um livro de um versão bem antiga.

Então ouvi falar do Revit, mas antes vamos entender as coisas um pouco e ver as diferenças entre o ADT e o Revit.

Ambos os softwares são direcionados para projetos de arquitetura, porém o ADT é um software semi-paramétrico e o Revit é um software completamente paramétrico.

Então, o que é parametrização?


Basicamente, em um software paramétrico, ao fazermos um modelo em 3D, ele poderá gerar todas as plantas, cortes, vistas, quantitativos, etc e, se modificarmos QUALQUER coisa, TUDO será atualizado automaticamente.


O ADT é baseado no AutoCAD, ou seja, em um software não paramétrico que é utilizado para desenhar. O Revit é utilizado para projetar.


Por exemplo, uma soleira, teríamos apenas duas linhas indicando a existência da mesma em planta baixa no Autocad ou no ADT.


Já no Revit, é o projeto da soleira, ou seja, a peça tem espessura, está aplicado sobre um nível acabado, possui material de revestimento e gera quantitativo.


No ADT, apesar de criarmos o projeto em 3D e o mesmo gerar cortes e elevações, o mesmo não consegue atualizar as informações automaticamente. Depende sempre do usuário para atualizar os desenhos.


Essas vistas ou cortes são "blocos 2D".


Outras coisas importantes sobre o Revit:

- não usa "layers"

- trabalha com somente 1 arquivo (um projeto = 1 arquivo)

- gera quantitativo

- é completamente compatível com Autocad e ADT tanto na entrada de dados quanto na saída.

- podemos renderizar o projeto 3D e gerar maquetes eletrônicas de ótima qualidade, inclusive fazendo animações gráficas de percurso de câmera.

- redução de quase 70% do tempo de projeto em relação ao Autocad, enquanto o ADT reduz apenas 50%.


Em resumo, o ADT é um ótimo software, porém houve o tempo dele.
Com a entrada do Revit no mercado, temos uma ferramenta mais avançada e mais interativa e menos burocrática, como é o caso do ADT.
Entrei em 2012 decidido a melhorar meus conhecimentos em ADT, mas depois de pesquisar e conversar com muita gente fiquei na dúvida ?

Será que compensa? Dedicar tempo e energia ao um software que deve ser descontinuado em breve?

Claro que não, a reposta parece lógica,automática e simples.

Vou continuar trabalhando com o AutoCad e lecionando o curso, porém, estarei este ano direcionando meus esforços ao BIM e seu belo software o Revit filho querido da Autodesk.

Só preciso de paciência e tempo para colher os frutos no futuro. (Ecl 3:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linha tênue é o que há entre ser bondoso e permissivo

  Se a excessiva bondade de um homem permite que os justos e inocentes sofram, eu não a vejo como outra coisa senão maldade. O inofensivo ne...